terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Solidão algo que muitos vivem e nem percebem...



Frustrações geram a desconfiança que leva
ao isolamento e afastamento emocional diante de outras pessoas
e esse pode ser o caminho até a solidão.

Eu acho que a solidão vai alem do que só a imagem dessa palavra lembra.
Estar sozinho em casa, viajar sozinho, passar alguns meses semi isolado de grupos sociais, não acho que pode ser caracterizado como solidão.
No meu ver a solidão não é só ausencia de pessoas ao seu lado mas sim a ausencia de algum sentimento dessas pessoas diante de voce e voce também sem capacidade de sentir algo por elas.
Esse afastamento que aos poucos leva ao isolamento chamado de solidão só pode ser a ausencia de vinculo emocional com os outros.

Na infancia e a adolescencia alguem que não passou momentos solitarios... o que pode desencadear a solidão só pode ser algum episodio traumatico, uma decepção muito forte e por atitude automatica de auto defesa, quase que inconscientemente começamos fugir de situações que relembrem algo que nos marcou de forma negativa.

Em estados depressivos tudo que voce consegue sentir é tristeza, baixa auto estima, desavalorização de si mesmo... e se manter focado em emoções tão pessismistas certamente nos cega temporariamente e não importa quem possa te amar, gostar de voce simplesmente uma frustração grande acaba com qualquer imagem boa diante do mundo.
Por exemplo depressão por rejeição, término de relacionamento, fracasso em algum objetivo, é capaz de empurrar a pessoa para um fundo de poço, isolamento e falta de confiança e pela tristeza momentanea a pessoa se sente sozinha porque por algum modo ela se sentiu fracassada e diminuída na frente de alguem ou na frente de muitos.

Pessoas que crescem em um ambiente cheio de criticas, cobranças e repressões e se não houver entusiasmo interior suficiente e uma boa mudada na auto imagem, a criança ou adolescente que experienciou isso, pode passar a vida inteira tentando ser bom em algo ou tentando ser um pouco de tudo e jamais sentir-se satisfeito consigo mesmo.

E diante de episodios traumaticos aquelas situações que caimos no fundo do poço faz com quer perdemos a confiança. E agora, o que fazer ?
Acho que a pergunta correta seria: E agora, o que não fazer ?

Acho que devemos começar com algo que instintivamente, uma atividade que nos retire do nosso "cárcere", um esporte, um hobby, como o ciclismo, um passeio com o cachorro, fotografia, Religião etc...
Assim, estaremos deixando nos livrar devagar, com calma, de um "mundinho fechado" e viver um mundo que esta lá fora, nos esperando de braços abertos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem expressado o que é solidão e depressão....gostei....
Um abraço Crânio e continue a escrever....