Nessa pequena síntese do ser humano, existe um pequeno detalhe, CASAR. Para casar com alguém, os dois devem estar apaixonados, perdidos de amor um pelo outro (geralmente), mas desde os primórdios da humanidade o homem sofre com relacionamentos, dificilmente iremos encontrar alguém que diz nunca ter sofrido por outro alguém, um amor não correspondido, a perda da pessoa amada.
A partir disso, somos instintivamente levados a questionar:
“Existe a Pessoa Perfeita ? Existe o Amor Perfeito ?”
Pelo que já li, pelo que já ouvi, pelo que já assisti, pelo que já sofri, pelo que já passei. Posso apenas concordar com o grande Padre Fábio de Melo:
“Não Existe um Amor Perfeito, Existe Sim o Amor Ideal...”
O amor humano é a junção de qualidades e defeitos, e ele nasce do conhecimento da outra pessoa. Quando identificamos em alguém tanto suas qualidades quanto seus defeitos e nos dispomos a estar junto mesmo com estes defeitos, aí surge o amor. Este amor verdadeiro nos faz querer, incondicionalmente, o bem da outra pessoa, querer fazer a outra pessoa feliz, este é o "segredo" para se ter um bom relacionamento, para se encontrar a pessoa certa.
Então como encontrar essa pessoa ou esse amor ideal ?
Bem, não teremos placas indicando, o conceito de perfeição na nossa cabeça as vezes é muito triste, Perfeito é tudo aquilo que esta pronto, acabado que não tem defeito, e a vida não é bem assim, por isso que esse amor perfeito nós não vamos encontrar porque perfeito é aquele que não tem defeito, e isso não existe, todo amor tem que ter defeito, senão não é amor, pois o amor é exatamente a junção de qualidades e limites, por isso esse amor perfeito não existe.
O que acontece é que muitas pessoas na busca desse “amor perfeito” começam a idealizar as pessoas, ficam idealizando namorados(as), idealizando o homem ou a mulher da minha vida, ela tem que ser assim e assim e assim, ou seja, perfeita... ESSA PESSOA, NÃO EXISTE... EXISTE, A PESSOA CERTA... é aquela que tem defeitos, qualidades, você faz uma matemática e descobre que vale a pena ficar do lado dela.
Então como Descobrir ?
Apenas uma maneira, a medida que você a conhecer...
Porque o conhecimento é quem autoriza, é quem lhe diz se você quer aquela pessoa ou não.
Por isso que não acredito em: Paixão Fulminante, Amor a Primeira Vista... CUIDADO, amor a primeira vista pode-se tornar engano a primeira vista, desgraça a primeira vista, tudo é uma questão de tempo, então temos que tomar muito cuidado. A gente só sabe que ama uma pessoa a medida que a gente a conhecer, quando a gente esbarra nos limites daquela pessoa e em suas qualidades.
CASAR com uma realidade idealizada é muito perigoso, há muitos casamentos que se desfazem, a medida em que os casados se conhecem, estão casados a mais de 30 anos, mas foram se conhecer ali, nesse processo de 30 anos, onde o príncipe idealizado vira um sapo e a princesa uma bruxa, e agora? O que fazer com esse sapo ou essa bruxa, já que se casou ?
Então muitas vezes nesse processo muito rápido e artificial do namoro, as pessoas acabam levando para o altar, um sapo, uma bruxa.
É BOM SABER, que o amor perfeito não existe, a pessoa ideal não existe, e ninguém tem a obrigação de ser aquilo que você queria que ela fosse.
Sabe, eu acho ótimo, ótimo quando alguém se decepciona comigo. Porque é muito triste, a gente ficar amarrado naquilo que o outro imaginou sobre a gente, ficar amarrado naquilo que o outro quer que a gente seja, não tem como a gente ser o que o outro imaginou, isso é mentir, mentir para o outro, mentir para você mesmo, mas, chega um momento, em que isso tem limite, que não se dá conta de fingir ser aquilo que o outro o imaginou que seria.
O processo de idealização das pessoas, é um processo muito desastroso porque, estaremos namorando, casando com o a pessoa que você imaginou e não com a pessoa que você encontrou, fechando os olhos para tudo o que PRECISAVA enxergar e levando para sua vida, para o altar até, uma pessoa de plástico, e essa pessoa não é de plástico e não tem a obrigação de ser de plástico, der ser seu(sua) boneco(a), esta interessado, namorando, comesse a descobrir tudo o que essa pessoa tem, não a idealize, para depois você não dizer que foi enganado(a).
O pior é que nessa “artificialidade” do mundo moderno, esta cada vez mais difícil conhecer as pessoas, porque falta oportunidade para conhecer, começando pelos ambientes que muitas vezes frequentamos para conhecer alguém, na sua maioria, não são ambientes favoráveis ao conhecimento, todo mundo vai pra “baladas” estilo Raive, Micaretas e outras, é um contexto onde você não vai ter oportunidade de conhecer bem uma pessoa, o máximo que pode acontecer ali é uma paquera, um interesse superficial e até mal intencional, não dizendo que esse “amor” não possa dar certo, ali, se tirar a maquiagem, a roupa de festa, e colocar a roupa do dia-a-dia para que possamos olhar o outro com naturalidade, não teremos como dizer se essa pessoa poderia ou não, fazer parte de nossa vida.
Por isso, não se culpem, não culpem o outro, por não ter dado certo o relacionamento, pois essa culpa não é só nossa, é algo que o ser humano esta adquirindo junto com esse mundo moderno, onde minguem mais olha para o outro, com os olhos do coração(sentir)...